"It never gets easier,
you just go faster".
HISTÓRIA DOS PATINS
1760
Desde a criação do primeiro par de patins em diante, surgiram vários modelos diferentes, alguns com apenas uma roda, ou duas, em diferentes tamanhos.
O modelo inline foi sendo aprimorado pouco a pouco.
1819
Surgem os patins "Rolito", uma base metálica com tiras para ser utilizada com seu calçado. As rodas tinham diferentes diâmetros e já existia um sistema de freio traseiro similar aos atuais de borracha.
1863
O Inline retorna, e dessa vez com muita força após vários anos de desenvolvimento enquanto os quad dominavam o mercado.
Começam a surgir grandes marcas como a Rollerblade, que até hoje é reconhecida no mundo inline.
Com rolamentos modernizados (modelo de bolinhas internas, desenvolvido por Leonardo da Vinci), o inline agora tem muito mais velocidade e estabilidade.
Anos 2000
A invenção dos patins sobre rodas é atribuída a John Joseph Merlin, da Bélgica.
Ele teria adaptado os patins de gelo para o solo, fixando rolemãs a uma plataforma de madeira.
O engraçado é que durante o evento de alta-classe em que ele introduziu seu invento, em Londres, ele caiu e quebrou um espelho de valor, além de se ferir gravemente, no que podemos considerar a primeira queda da história do patins roller.
1789
Patenteado o primeiro patins inline de 3 rodas, com um sistema de freio. Tinham modelos feitos de madeira e de metal.
1823
Enfim aparecem pela primeira vez os modelos de patins "quad" ou "tradicionais".
Dominando o mercado e causando o declínio dos patins inline, esse modelo de duas rodas na frente e duas atrás passa a ser utilizado amplamente e até nas primeiras corridas.
1960
Atualmente os patins competitivos têm evoluído ano a ano, com o propósito de aumentar a velocidade. Assim, têm se tornado mais leves, menos estáveis e passaram desde um modelo com 5 rodas de 84mm, até o mais utilizado por atletas atualmente, 4 rodas de 110mm. Ainda tem um modelo recente de 3 rodas de 125mm, que está conquistando espaço na modalidade.
HOJE NO BRASIL
O Brasil participa de diversos campeonatos internacionais, de clubes e de seleções. A seleção brasileira tem se consolidado, no entanto ainda é um esporte com poucos atletas que persistem e chegam a nível internacional.
Em busca por novos praticantes a cada dia, nós do Rodas Velozes entramos em cena, e entre nossas metas está o apoio aos novos atletas da modalidade.
Atualmente os atletas da Seleção competem em diversos países, e participam de Campeonatos Mundiais, Sulamericanos e Panamericanos.
ONDE PATINAR
Quer começar e mas não sabe onde encontrar outros patinadores?
Abaixo divulgamos os principais locais para prática da patinação em cada estado.
Nas regiões que não possuem clubes federados, colocamos alguns grupos de passeio que você pode contatar para iniciar o aprendizado e depois evoluir para a velocidade.
Basta clicar no nome da equipe para acessar o site.
Para acrescentar sua equipe, mande-nos uma mensagem na página de contato!
AP
TO
DF
SP
RJ
SC
PR
RS
ES
MG
MS
GO
MT
RO
AC
AM
PA
RR
BA
SE
AL
PE
PB
RN
CE
PI